as notícias e a opinião dos colunistas sobre o mercado sertanejo
Sertanejo News

Falamos tanto de Viola e pouco sabemos não é? Vamos descobrir um pouco dela então?

Notícias 25 de janeiro de 2019

Falamos tanto de Viola e pouco sabemos não é? Vamos descobrir um pouco dela então?

Viola Caipira, ahhhhhhhh Viola Caipira, também conhecida no linguajar popular viola sertaneja ou viola cabocla, é um instrumento musical de cordas dedilhadas e um dos maiores símbolos regionais da música brasileira. É popular em todas as partes do Brasil e um símbolo da música sertaneja raíz, mas também é um instrumento para outros estilos da música popular brasileira.

O início da viola caipira tem origem nas violas portuguesas oriundas de instrumentos árabes como o alaúde, as violas são descendentes diretas da guitarra latina.

Ela chegou ao Brasil trazidas por João Pedro dos Passos e passou a ser usada pelos jesuítas na catequese de indígenas, para mais tarde começarem a construir violas com madeiras toscas da terra. Era o início da viola caipira.

Existem várias denominações diferentes para a viola, utilizadas principalmente em cidades do interior: viola de pinho, viola caipira, viola sertaneja, viola de arame, viola nordestina, viola cabocla, viola cantadeira, viola de dez cordas, viola chorosa, viola serena, viola brasileira, entre outras.

Existem diversas lendas e histórias acerca da tradição dos primeiros violeiros a respeito das afinações da viola. O nome da afinação  Cebolão seria do fato de as mulheres chorarem, emocionadas ao ouvir a música, como quem corta cebola.

Acredita-se que a arte de tocar viola seja um dom de Deus, e quem não o recebeu ao nascer nunca será realmente um violeiro de destaque. Porém, a lenda diz que mesmo a pessoa não contemplada com este dom pode adquirir habilidade de um bom violeiro.

Uma característica dos violeiros típicos do Nordeste são os duelos de tocadores. Todo bom violeiro se auto-afirma o melhor da região. Se outro violeiro o contraria, o duelo está começado.

Em certas regiões, por tradição, as violas carregam pequenos chocalhos feitos de guizo de cascavel, pois segundo a lenda, tem poder de proteção para a viola e para o violeiro. Segundo contam os violeiros de antigamente, o poder do guizo chega a quebrar as cordas e até mesmo o instrumento do violeiro adversário.

Realmente a Viola é um instrumento fascinante, que atrai todas as atenções quando tocadas e todos admiram pelo sonoridade que ela trás. E como explicar a Viola???

O Guinness Book reconheceu que a maior orquestra de violas no mundo aconteceu no Brasil com mais de 600 violeiros e agora no primeiro semestre de 2019 os organizadores pretendem fazer o evento “Mil Violas”, para ultrapassar o atual recorde.

Viola é Viola e pronto !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *