as notícias e a opinião dos colunistas sobre o mercado sertanejo
Sertanejo News

Cuidados com a voz – Nossa dica no Dia Mundial da Voz

João Gabriel 16 de abril de 2019

Cuidados com a voz – Nossa dica no Dia Mundial da Voz

Fala Galera tudo bem? Hoje é um dia muito importante para todos os profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, e nós autores reconhecemos a importância dos cantores em dar vida as nossas composições. 

Espero que gostem deste conteúdo! Ótima leitura. 

Neste dia 16 de abril comemoramos o Dia Mundial da Voz, uma iniciativa que tem como objetivo chamar a atenção da população em geral para os cuidados que devem ser tomados para a preservação da voz. Problemas na voz podem, inclusive, indicar a presença do câncer de laringe, dentre outras doenças.

Uma ideia brasileira que ganhou o mundo

Em 1999, a partir da iniciativa do médico Otorrinolaringologista Dr. Nédio Steffen, de Porto Alegre, foi criada a Campanha da Voz. Enquanto presidia a Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz (SBLV), Dr. Nédio percebeu que a população em geral, independente de classe social, era muito carente de informações referentes a problemas de voz e por isso lançou a campanha no Brasil.

A criação do Dia Mundial da Voz aconteceu no ano de 2003, por iniciativa do Professor de Otorrinolaringologia (ORL) da Faculdade de Medicina de Lisboa, Mário Andréa, que levou a ideia para a reunião da Sociedade Europeia de Laringologia (European Society of Laringology), à qual presidiu. Assim, sendo aceita, a data passou a ser comemorada na Europa, depois nos Estados Unidos e ganhou o mundo.

A voz é a sua identidade! Cuide bem dela.

Cada pessoa tem uma identidade sonora. Você provavelmente se lembrou de alguém que tem uma voz tão marcante que consegue ouvir agora em sua mente, mesmo sem a pessoa por perto.

Em um bate-papo com o cantor e preparador vocal Adhemar Rocha (veja o vídeo no fim da postagem), ele nos falou sobre a importância de cuidar bem da nossa voz, pois além de ser nossa identidade, é ela que usamos para comunicar, transmitir informação e emoção. Só somos humanos e reconhecidos como seres inteligentes pela nossa capacidade de fala e comunicação.

Dessa forma, podemos entender que a voz não é importante apenas para cantores, radialistas, palestrantes e outros que tem ela como principal meio de trabalho. Todo mundo precisa cuidar da sua voz e ter a consciência de que, sem o devido zelo, problemas vocais podem gerar outras doenças.

Portanto, se você quer manter sua voz bem cuidada por muito tempo, Adhemar Rocha traz algumas dicas pra você.

Hidrate sua voz 

A hidratação é essencial para manter a saúde das cordas vocais. É importante que você beba bastante água, evitando que esteja muito gelada ou quente, pois pode irritar as pregas vocais. Bebidas alcoólicas não são indicadas, pois o efeito de “relaxamento” causado nas cordas pode fazer com que você não perceba quando estiver fazendo força demais e desgastando-as.

Café em excesso também desidrata as cordas vocais e pode aumentar a acidez no estômago, o que pode gerar refluxo e ardor na hora de falar, por isso é bom ficar atento.

Cuide da sua alimentação

Ter uma alimentação equilibrada melhora nossa vida em todos os aspectos. Com a voz não é diferente. Invista em frutas e verduras, principalmente a maçã, já que a fruta tem efeito adstringente, que limpa a garganta e traz bem estar.

Uma boa alimentação também melhora o seu sistema gástrico, diminuindo azias e refluxos que podem causar danos à sua voz.

Se precisar, procure um médico

A qualquer sinal de problema em sua voz como rouquidão, dores e outros sintomas, não hesite em procurar um médico otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo.

Caso você seja um cantor, palestrante, artista ou outro profissional que usa a voz como principal meio de trabalho, pode procurar, inclusive, um preparador vocal, que pode lhe ensinar técnicas para melhorar a dicção, o poder vocal e até o carisma.

E se tiver qualquer problema na audição e fala, também há o médico fonoaudiólogo, que pode ajudar inclusive em outras questões como a motricidade, sucção e até na estética facial.

Não deixe de visitar um médico otorrinolaringologista caso note alguma alteração na voz ou em qualquer parte do sistema respiratório e auditivo. Qualquer problema de respiração, deglutição, audição e voz pode ser tratado por esse tipo de especialista.

Quanto antes você procurar ajuda profissional, mais fácil é de identificar e tratar qualquer problema relacionado a sua fala. 

Outras dicas simples para manter a saúde da sua voz

  • Fazer uma alimentação equilibrada, rica em fibras e proteínas
  • Beber bastante água e praticar exercícios físicos
  • Não gritar em excesso nem em tom agudo
  • Falar pausadamente
  • Não fumar nem abusar de bebidas gasosas
  • Dormir bem

 

Fique atento aos sintomas que podem indicar doenças da voz 

Entre os principais sinais de alerta de prováveis problemas vocais estão:

  • – Alterações na voz;
  • – Tosse frequente;
  • – Alterações no timbre da voz ou dificuldade em colocar a voz;
  • – Pigarreia ou rouquidão com frequência.
 
E aí, vamos musicar o mundo?
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *