as notícias e a opinião dos colunistas sobre o mercado sertanejo
Sertanejo News

Marketing Musical: Antes de vender shows, antes de gravar e antes de lançar!

Colunistas Dhiego Bicudo 24 de dezembro de 2018

Marketing Musical: Antes de vender shows, antes de gravar e antes de lançar!

Chega uma hora na carreira do artista (ou ainda, aqueles que sonham em ser um) em que ele precisará começar,  planejar ou refazer o marketing musical para seus lançamentos e nos conteúdos para engajamento no seu dia a dia. Neste caminho ele vai precisar de auxílio de pessoas e de profissionais com experiência para isso, certo?

Mas, antes de você investir tempo (e como dizem, tempo é dinheiro) em composições, na produção musical ou na gravação do clipe entre outras ações que tem direito, pense em organizar seu cronograma de lançamentos e divulgação de suas músicas. Sim, isso mesmo: M-Ú-S-I-C-A-S. Quer ver?

  • Quantos lançamentos você vai fazer nos próximos 12 meses?
  • Quantos vídeos com você cantando serão gravados até o próximo (ou o primeiro) lançamento?
  • Depois que fizer seu primeiro lançamento, quando será o próximo?
  • O que vai fazer para manter aquecida sua audiência e o público que assistiu ou ouviu você a primeira vez? 
  • Vai responder os comentários de cada um?

Ou você é daqueles, cheio de desculpas? Ah, Dhiego! Mas, não tenho ainda um investidor. Não tenho um celular muito bom. Nunca tive uma oportunidade. Não tenho muito dinheiro. Não tenho condições de fazer sozinho. Não tenho um violão ou um microfone. Não tenho roupas boas. Não isso, e não aquilo. Quer saber? Enquanto você começar seu planejamento com NÃO! Então, não vai acontecer nada.  Anote isso: feito é melhor que perfeito. Por isso, chega um momento que é inevitável ter que investir na qualidade visual com o marketing musical de seu projeto.

Você tem dois caminhos para chegar nesse ponto. Não investir nada de nada e quando a música estiver pronta ter que investir muito para começar um trabalho do zero, ou você pode já ir construindo uma audiência aos poucos enquanto seu próximo (ou primeiro) lançamento não sai do estúdio ou não conseguiu ainda um investidor.

Aliás, um bom trabalho de marketing com certeza irá te ajudar a conseguir um investidor mais rápido e a vender shows mais facilmente.

Gostou do conteúdo? O texto completo você lê no Camarim da Agência ICOMP que é conduzido pelo Dhiego Bicudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *